"Cinema com Rapadura" critica PJ

O site brasileiro Cinema com Rapadura especializado em críticas a filmes, escreveu um artigo sobre O Ladrão de Raios e deu uma nota ao filme, 7. Confira abaixo um trecho da matéria:
"A magia parece ter tomado conta da literatura na última década. O sucesso estrondoso da saga Harry Potter parece ter inspirado diversos autores a ingressarem no mundo 'mágico da literatura infanto-juvenil, o que de certa forma foi muito benéfico para o gênero que se viu renovado com vários títulos interessantes. Assim foi com Rick Riordan que já conhecido pelos premiados contos de mistérios para adultos 'Tree Navarres', resolveu contar, desta vez, uma história mais leve e visando um público diferente e assim, buscou na mitologia grega a inspiração para sua próxima história, 'O Ladrão de Raios'."

"Contudo algumas vezes o escritor esquece de explicar corretamente alguns fatos importantes em sua narrativa o que pode deixar o leitor um pouco perdido algumas vezes. E confesso que ainda estou em dúvida sobre o real funcionamento da 'névoa' que protege nós humanos das ações divinas, ou (e está é minha favorita) como um monstro mitológico conseguiria 'rastrear' um celular, assunto que sem dúvida geraria ótimas discussões em palestras, ou aulas sobre mitologia grega."

"O escritor se mostra pouco ligado a descrições, aparentemente mais preocupado com a história que está sendo contada do que com a aparência dos personagens ou com o local em que eles estão, deixando claro que o importante não é a aparência dos personagens e sim os seus feitos. Personagens estes bem construídos em sua grande maioria, o livro toma cuidado também com os coadjuvantes e assim apresenta um grande número de figuras interessantes, sempre constituídos de uma personalidade ou característica marcante."

"Na verdade, surpreender o leitor parece ser a última coisa que Riodan pensa em fazer, já que este intencionalmente insere um oráculo na história, no que considero o maior equivoco narrativo da obra. Afinal, porque nos preocuparíamos ou temeríamos pela vida do herói quando já sabemos que este terá sucesso em sua missão? As previsões do oráculo dizem respeito a momentos importantes da jornada do protagonista e acaba privando o leitor de se surpreender com determinados acontecimentos da aventura."

0 comentários:

Postar um comentário