Entrevista de Chris Columbus a ScreenStar

Vamos chamar esse de Chris Columbus e o Grande Dilema. Columbus é um cineasta de Hollywood, que dirigiu filmes como Esqueceram de Mim, Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York, Uma babá quase perfeita”(1993), Nove meses (1995), Lado a Lado, Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta.

São esses dois que causaram o nosso Grande Dilema. Como você pode ver, foi oferecido à Columbus a chance de dirigir Percy Jackson e os Olímpianos: O Ladrão de Raios (2010), outro filme de aventura – fantasia com um jovem herói (Logan Lerman) encarando grandes excedentes, outro namoro de astros (estrelando Pierce Brosnan, Kevin McKidd, Sean Bean, Steve Coogan, Uma Thurman, Rosario Dawson) e outro quase grande orçamento, grande pressão, alta e carregada expectativa no estúdio.

Então, o que o diretor escolheu fazer? Bem, para lhe dar um palpite não muito sutil, nós nos encontramos com Columbus na première do filme em Nova York para uma entrevista exclusiva sobre a estréia dia 12 de fevereiro de 2010.

Você provavelmente teve que pensar muito e por muito tempo sobre como fazer Percy Jackson desde que isso repercurtiu sobre seu trabalho prioritário nos filmes de Harry Potter. Então, porquê isso? Porquê dirigir outro filme épico de aventura e fantasia?

Eu deveria ficar muito intrigado com a história, e eu fiquei. Quando eu li (referindo-se ao primeiro livro de Percy Jackson do autor Rick Riordan) eu nunca tinha visto nada parecido. Você tem criaturas e histórias da mitologia grega interligadas com a sociedade americana moderna. Eu pensei: “Uau, isso é uma boa idéia para um filme.” Então eu senti que tinha que dedicar dois anos da minha vida para este projeto. Foi também uma oportunidade para introduzir o mundo da mitologia grega para as crianças de um jeito que não parecesse uma lição de história. Foi um conceito bem, bem divertido.

Com que frequência você se pegou no set de Percy Jackson falando: “Não, eu fiz isso em Harry Potter. Não posso fazer de novo!” ?

“Ah, sim, sim, sim. Em um certo tempo, eu senti que haviam certas similaridades – porque as pessoas sempre perguntavam isso – eu realmente, realmente tentei muito remover isso do filme. Eu realmente não queria comparações, mas as comparações, quando você está fazendo algo no ramo de fantasia, são inevitáveis. Toda vez que eu vi uma pitada de armadilha nós nos distanciamos disso.”

Como você diria que a tecnologia de efeitos visuais envolvidos em Harry Potter foi em Percy Jackson?

Quando eu fiz o primeiro filme de Harry Potter eu me distanciei disso e realmente não fiquei feliz com os efeitos especiais, e eu sabia que poderia ser melhor. Então, no tempo em que nós estávamos indo para os segundo e terceiro filmes (Columbus produziu Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban), eles ficaram ainda melhores. Agora eu sei que nós estávamos em uma situação em que nós poderíamos entregar sem emendas, um grandeza de artes visuais para essas criaturas. Mais uma vez, para as crianças, eles não puderam realmente ter a chance de ver isso pronto com (nível de) a tecnologia que nós temos hoje.”

O que se passa em sua mente se esse primeiro filme de Percy Jackson for um sucesso? Você vai dirigir o próximo filme? Você ficaria em torno da qualidade do produtor ou cederia a cadeira de diretor para outra pessoa?

Sinceramente, eu não quero amaldiçoar esse filme. Mas se nós formos sortudos o bastante, se esse filme for um grande sucesso, eu adoraria filmar o segundo.

Qual foi a última cena que você cortou em Percy Jackson e quais as chances dessa cena aparecer no DVD quando houver o lançamento?

Tem uma cena, e eu provavelmente não vou colocar de volta no DVD porque há chances de que eu a use em outro (“Percy Jackson”) filme. Então eu sou bem cauteloso. Tem uma cena onde Grover (Brandon T. Jackson) está conversando sobre o motivo dele falhar como protetor. É uma cena muito intensa, mas em termos de cortes não é apropriada para esse filme.” (A história de Thalia ser tranformada em Pinheiro)

Como é estranho para você de estar dando esse pontapé inicial agora para o franquia de Percy Jackson assim como em Harry Potter, onde você começou o trabalho há mais de uma década atrás, e que agora está quase no fim?

Toda vez que eu vejo um filme de ‘Harry Potter’ é sempre interessante para mim. Eu estou vendo eles aqui na América, sabendo que eles estão sendo feitos na Inglaterra, e eu vejo essas crianças que eu conheço (Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, todos que ele ajudou no elenco) crescerem e realmente se tornarem atores maravilhosos. Então é algo incrível. Eu estava perto deles, com o elenco e com os trabalhadores. Eu vi o último filme de ‘Harry Potter’ aqui mesmo, neste teatro, e eu me senti como um parente distante que não tem visto suas crianças por um tempo.

0 comentários:

Postar um comentário