EPTV confirma The Demigod Files no Brasil

A afiliada da TV Globo, EPTV, fez uma matéria sobre Percy Jackson em seu site e confirmou o lançamento do livro The Demigod Files no Brasil ainda esse ano. Falaram, também, sobre a tão comentada comparação de Harry Potter e Percy Jackson. Confira:
Semi-deus toma lugar de Harry Potter no nicho juvenil
Livros de Percy Jackson já venderam mais de 120 mil exemplares no Brasil; filme chega em fevereiro

Com mais de 120 mil exemplares vendidos, o herói juvenil Percy Jackson é mais uma prova de que não há insubstituíveis no mundo. O jovem ‘olimpiano’ galga rapidamente o posto ocupado por Harry Potter e já preenche o vazio deixado nos corações dos órfãos do bruxinho. Com três dos cinco volumes lançados no Brasil a partir do final de 2008, o herói semi-deus do Olimpo já é considerado um campeão de vendas pela editora que publica a saga do estadunidense Rick Riordan. Mas ainda pode se popularizar de vez com o lançamento do primeiro filme, “Percy Jackson – O ladrão de raios”, previsto para fevereiro e dirigido por Chris Columbus, que assina dois dos filmes do bruxinho.

Sites, comunidades e fãs clubes espalhados pela internet já dão uma dimensão do novo fenômeno juvenil. “Os três primeiros volumes já venderam 120 mil, é muito bom. É um sucesso de vendas”, comemora a editora Intrínsica, que já tem um perfil dos leitores, muito próximo aos de Harry Potter: leitores de ambos os sexos a partir de 10 anos, embora o público mais representativo seja meninos entre 13 e 16 anos. A editora também confirma a migração dos leitores de Harry Potter para Percy Jackson.

Prateleira vazia

Em apenas uma loja de uma rede de livrarias em Campinas, a vendedora confirma o fenômeno das vendas: em média cem exemplares são vendidos por mês atualmente. “É o best-seller da garotada”, diz uma funcionária que já vendeu até para crianças de 10 anos.

Por aí se vê o tamanho da comunidade ‘olimpiana’ que no Orkut, por exemplo, exibe perfis de todas as partes do Brasil e de todas as idades, incluindo universitários.

Tudo pela história do garoto que descobre ser um semi-deus, filho de Poseidon, o deu do mar para os antigos gregos.

Harry Potter x Percy Jackson

Presidente do fã clube Portal Três Vassouras, até hoje dedicado exclusivamente a Harry Potter, o professor Roberto Mosna Júnior, de Americana, já leu os três livros de Percy Jackson disponíveis no Brasil. “O Percy tem semelhanças com o Harry Potter, ambos são órfãos e jovens. São universos bem diferentes, mas o enredo, o modo de prender o leitor é o mesmo”, avalia ele. “O Percy é o que mais vai se aproximar do Harry.”

Para ele, Rick Riordan, o autor, “consegue captar a essência e jogar no livro. A JK (Rowling, autora de Harry Potter) pegou mais a magia. O Percy trabalhar a mitologia, mas mesmo quem não gosta de mitologia, o jeito que ele explica é bem legal”, diz Mosna, que no entanto, não abre mão do bruxinho – “Pra gente, Harry Potter é que nem Monteiro Lobato, nunca vai acabar.”

Mas o fato é que com o fim da saga de Harry Potter, o fã clube de Mosna discute ampliar seus personagens e, além de personagens como os do “Senhor dos Anéis”, Percy Jackson deve ser mais um agregado no clube.

Publicações

O primeiro livro de Percy Jackson, “O Ladrão de Raios”, que inspira o primeiro filme, chegou ao Brasil em outubro de 2008, seguido de “Mar de Monstros” e “A Maldição do Titã” (abril e outubro de 2009, respectivamente). De acordo com a editora, embora sem data definida, até o final deste ano, serão lançados os dois últimos volumes, “A Batalha do Labirinto” e “O Último Olimpiano”, que encerra a saga.

Mas como todo sucesso editorial, Percy Jackson também tem filhotes. Nos Estados Unidos, além das aventuras propriamente ditas, o personagem tem vários guias que exploram o universo da saga, seus deuses e monstros. Um deles, “The Demigod Files”, também terá lançamento no Brasil ainda neste ano e traz discussões como “qual a melhor maneira de se abater um Minotauro?”.

Riordan também capitaneia uma série para crianças, “39 Clues”, cujo primeiro volume acaba de ser lançado no Brasil (leia mais aqui).

0 comentários:

Postar um comentário