Percy tem nove anos e é infantil e bobo


O roteirista do filme O Ladrão de Raios, Craig Titely falou ao site Latino Reviews um pouco sobre Percy Jackson e 20.000 léguas abaixo do mar e acabou passando dos limites. Segundo ele, Percy tem nove anos no primeiro livro e vive aventuras infantis e bobas. Confira:

"Bem, a maior mudança é que os livros tem inclinação muito, muito jovem, ainda mais jovem do que os livros de Harry Potter. Os protagonistas dos livros parecem ter nove anos de idade pois lançam insultos como "Cabeça de alga." Assim, a primeira coisa que decidimos fazer, e este era o lugar onde estávamos ambos completamente em sincronia, foi a idade dos personagens, tornando-os com dezessete anos de idade. Uma vez que isso aconteceu o tipo de adaptação de todos se encaixou. Então as coisas que precisava mudar eram como alterar a intensidade das cenas de ação que no livro foram do tipo infantis e bobas, às vezes. Temos que desenvolver personagens mais profundos e relações de caráter, coisas assim, só porque você está os fazendo com dezessete anos eles devem ter problemas do mundo real e não apenas crianças correndo e se divertindo."

Durante a entrevista há outras coisas que são ditas por ele que me parecem irreais. Craig está estudando para Doutorado em Mitologia Grega e esse foi até um dos motivos pelos quais ele foi escolhido. Eu, com uma declaração dessas, me pergunto, será que só porque ele sabe muito (será?) sobre mitologia ele seria apto a fazer o roteiro deste filme.

Todos sabem que filme é filme e livro é livro, uma prova disso é Harry Potter. Mas o que o roteirista fez foi distorcer o comportamento das personagens, o que considero exagero. Percy Jackson fez sucesso não só por conta da história. O que nos cativou também, foi a forma que Rick Riordan escreveu essa maravilhosa narrativa.

Essa história de colocar as personagens com dezessete anos deve explicar a escolha da atriz Alexandra Daddario que com 25 anos interpreta uma garota de 12 anos (ou será 17?).

E se ser chamado de "Cabeça de alga", para ele for um insulto de meninos de nove anos, ele não conhece pessoas. A ironia e a criatividade do apelido é que merecem ser creditadas, não a idade física de quem chama alguém assim.
Se para ele Percy viveu "correndo e se divertindo", eu peço encarecidamente que ele leia o livro original pois o resumo que pegou da internet não foi bom o bastante.


Para ler a entrevista completa (traduzida pelo Google Tradutor), clique aqui.
Para ler a entrevista completa (em inglês), clique aqui.

4 comentários:

Juliana C. Machado disse...

Esse cara não devia ser o roteirista, olha o que ele disse ¬¬! Além de não botar pequenos detalhes que fariam o filme mais fiel ao livro como a cena do banheiro com a Clarisse (ainda por cima nem vai ter Clarisse), ele ainda diz que Percy é infantil e bobo e "Cabeça de Alga" é um insulto! *Revolta dos fãs*

Anônimo disse...

Estou muito ofendido com esse insulto a série, tá na cara que esse roteirista não entende nada de avanço das personagens. Percy tem 12 anos no primeiro livro, claro que não há como ter um conto complexo e adulto nessas condições. Mas com o passar do tempo ele vai ficando mais maduro e a cada livro se nota isso.

O que ele queria? Que percy já enfrentasse perigos fora do comum e vivesse mil e uma aventuras já no primeiro livro? Por favor.

Depois dessa, não aposto mais nada neste filme, sequer vou no cinema assistir.

Anônimo disse...

Esperem até o filme fazer sucesso que eles mudam o cara. Relaxem. Assistam o filme no cinema. Se fizer sucesso coooooooooom certeza eles melhoram (e muito) as coisas.

Anônimo disse...

Acho importante assistir no cinema. Se não fica sem continuação porque não deu bilheteria.
E também não acho que o filme vá ser tãããããooo horrivel. Pra quem tá carente de PJO (como eu) vai ser beem legal (:

Postar um comentário